Como prometido, vou tentar ajuda-los ao máximo me baseando na minha experiência. Agora que já expliquei um pouquinho sobre o Programa e seus benefícios, vou me utilizar deste post para responder as perguntas que mais recebi nos últimos meses: “Carol, como você foi pro Ciência Sem Fronteiras?”, “Como funciona o processo de inscrição?”, “Foi muito difícil?”. De fato, o programa possui certos detalhes que em um primeiro momento, podem nos levar a inúmeras dúvidas. Portanto, espero que eu consiga esclarecer um pouco a sua mente, futuro CsFer.

Antes de mais nada, preciso enfatizar a importância da leitura do Edital. Sei que ele é grande, mas tem muita coisa importante lá – regras, prazos cruciais a serem cumpridos, além de editais internos. Tendo em vista que a cada edital do CSF alguns detalhes mudam, vocês não vão querer perder a oportunidade por preguiça de ler, né? Hehe Enfim…de volta ao ponto! Vou começar pelos critérios de classificação (itens que o farão estar apto a concorrer a uma vaga e possivelmente, o classificará para o programa). Dentre os principais podemos encontrar:

1. Ser aluno de curso superior e estar dentro das áreas contempladas pelo programa, as quais você encontra no link a seguir: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/areas-contempladas

2. Ter no mínimo 20% e no máximo 90% do curso concluído.

3. Ter nacionalidade brasileira.

4. Nota no ENEM igual ou superior a 600 pontos. O ENEM é válido a partir da edição de 2009 e caso você tenha feito mais de uma edição, a nota utilizada será a maior.

5. Ter um bom desempenho acadêmico (o que será definido pela sua instituição de ensino no Brasil).

6. Proficiência no Idioma. Para o Grupo 1 (permanência de 9 ou 10 meses no país, realizando apenas o estudo acadêmico. Podendo ser acrescidos até 3 meses de bolsa em casos de estágios) são necessários 79 pontos no TOEF IBT e 550 no TOEFL ITP. Para o Grupo 2 (grupo que realiza 2 meses de curso de inglês, além das aulas acadêmicas posteriores) são necessários 69 pontos no TOEFL IBT e 525 pontos no TOEFL ITP.

Obs: O governo oferece vagas para a realização grátis do TOEFL ITP, fiquem atentos ao site: http://isf.mec.gov.br
Obs II: Prestem muita atenção nos prazos do edital (geralmente o cronograma fica no final do documento) e não deixem pra última hora pois às vezes o site sai do ar.

Agora que vocês já sabem os requisitos de participação, vamos dar início ao processo de inscrição. Acessando ao site do Ciência Sem Fronteiras, você irá conseguir ver os editais abertos (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados). Em “Chamadas Abertas” selecione o país e clique em “Formulário de Inscrição” para preencher dados básicos sobre você e sobre sua universidade. Neste formulário haverá uma parte em que será necessária a nota de proficiência em Inglês.

Não se preocupe se você ainda não tiver feito a prova ou se ainda não souber a nota, pois geralmente o prazo para o envio da nota é maior do que o prazo de inscrição. Por isso, se inscreva e realize a prova de proficiência o quanto antes. Mesmo que o prazo de inscrição termine, o sistema ainda estará aberto para que você anexe um Print Screen da sua nota. Mas, não se esqueça – Tudo tem uma data LIMITE.

Além da inscrição no site do CSF, algumas universidades Brasileiras possuem um edital interno para o Ciência Sem Fronteiras, o qual você precisa se informar a respeito para preenchê-lo adequadamente. Por quê isso? Porque a sua universidade no Brasil é o órgão que julgará seu desempenho acadêmico e avaliará se você possui a conclusão mínima/máxima exigida pelo Programa. Se a sua universidade não possuir um edital interno, procure o coordenador do CSF em sua universidade para saber como proceder. Você pode encontrar o seu coordenador clicando aqui: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/busca-do-representante1

Fez tudo isso? Ótimo!! Aguarde a homologação pela sua faculdade e em seguida pela Capes/CNPq. Celebre muito a sua aprovação, mas não pense que acabou!! Hahaha A próxima etapa é no nível hard e por isso, assunto para o próximo post.

Deixem sugestões de temas ou dúvidas nos comentários!

Um super beijo,
Carol.