Ei pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje vou abordar a parte mais “chatinha” do processo de inscrição para o Ciência Sem Fronteiras – O Common Application. Afinal, o que é isso? O que precisamos fazer?

Bom, o Common Application é nada mais nada menos do que um formulário enorme que precisamos preencher para que as universidades saibam mais a respeito de nós. Assim, eles (IIE) saberão quais são as universidades que mais se encaixam com nossos perfis e ambições acadêmicas. Costumo dizer que essa é a hora em que “vendemos nosso peixe”, sabe? O estudante precisa mostrar porque ele é digno e merecedor de uma vaga em uma boa universidade.

Vamos ao que interessa! Quais são os principais tópicos a serem preenchidos? O que torna o formulário tão grande e complicado?

1 – O estudante precisará de no mínimo duas Instructor Evaluation’s (IE), que são formulários preenchidos por professores. Junto aos IE’s o aluno deve anexar também as cartas de recomendação, que deverão ser redigidas pelos mesmos professores. Nas cartas, os professores deverão falar sobre o seu perfil de aluno, desempenho em sala de aula, qualidades e etc. Vale ressaltar de que tudo precisa estar em Inglês.

2 – Em seguida, o estudante precisa obter um College Report, documento a ser preenchido pelo coordenador do curso ou qualquer pessoa que tenha acesso a todas as notas dos estudantes.

3 – O School Report é outro documento super importante. Nada mais é do que o histórico escolar do aluno, onde consta as disciplinas já cursadas e as disciplinas pendentes. A tradução deste documento precisa ser juramentada.

4 – Faça um resume = curriculum vitae. Capriche!!

5 – Essays: O estudante precisa escrever 3 essays em inglês, sendo elas relacionadas aos seguintes temas: Objetivos de estudo: quais são as áreas que mais te interessam dentro do seu curso? Aproveite para falar um pouco sobre você, sua história e o que você espera encontrar na terra do tio Sam – fale sobre coisas que te agreguem academicamente, claro. Número de palavras: 250-500. Objetivos de pesquisa: Short essay, deve conter no máximo 100 palavras. Por fim, fale sobre o que espera fazer pelo Brasil a partir do conhecimento adquirido nos EUA. Este tópico também precisará de 250-500 palavras.

6 – Short Answer: O estudante falará sobre hobbies e atividades extracurriculares que deseja fazer.

7 – Considero essa parte uma das mais importantes: O estudante deve escolher 3 opções de universidades e informar o por quê gostaria de estudar lá. – Obs: Nem sempre eles vão levar o que você escreveu em consideração, por isso não se chateie se você for selecionado para uma universidade que não estava no seu ranking de prioridades.

8 – O estudante deve apresentar o nome das matérias que gostaria de cursar. Minha dica é: Pesquise por matérias em sites de universidades americanas, assim você tem uma noção maior do que lhe será ofertado e poderá demonstrar interesse por matérias bacanas.

Achei esse tutorial de preenchimento do Common Application do edital 180 (o último até então, para os EUA). Sem dúvidas vai ajuda-los muito: http://pt.slideshare.net/cienciasemfronteirasusa/tutorial-commonapp2014

Depois de ter tudo preenchido, devidamente submetido e enviado para o IIE, é hora de relaxar e esperar pelo TOA – a carta de aceite da sua tão esperada universidade Americana. Nada de ficar ansioso(a) viu? O meu TOA demorou quase 7 meses pra chegar =( hahaha Paciência é a chave do sucesso!!

Espero que eu tenha ajudado vocês!

Um super beijo,

Carol.