Dicas: Arrumando as malas para o intercâmbio
Em toda viagem, o terror de todas as pessoas é a arrumação das malas. Por conta disso, a missão de organizar as malas para o intercâmbio parece impossível, né? Mas não é. No post de hoje vou compartilhar um pouco da minha experiência e do que aprendi acerca das bagagens para viagens internacionais – levando em consideração os EUA (o país onde estou estudando).
Afinal de contas, o que levar?
Dica 1: Não leve muitas coisas.
Eu confesso que no meu caso não foi nenhum pouco complicado arrumar as malas pra vir. Afinal, como vim morar em Miami, não quis trazer praticamente nada, deixando pra adquirir quase todas as roupas e itens pessoais aqui. Portanto, se você possui a intenção de fazer muitas compras em seu país de destino, leve o mínimo que puder. Você vai ver que mesmo tendo levado poucas coisas, arrumar as malas de volta pra casa será uma luta hahah. Eu, por exemplo, provavelmente retornarei com 3 ou 4 malas. Acreditem, isso é totalmente possível (e normal) quando moramos por 1 ano e meio em um país onde encontramos roupas por 5 dólares.
Dica 2: Sobre o peso e o tamanho das malas
Ao comprar as passagens, é muito importante verificar no site da companhia aérea a quantidade de malas e de peso permitidos. Geralmente, é permitido que despachemos 2 malas de até 32Kg. Podemos ainda levar uma mala de mão, que deverá conter até 5Kg e 115cm (altura+comprimento+largura).
Obs: Procure levar todos os itens de valor em sua bagagem de mão, assim eles estarão assegurados por você.
Dica 3: Sobre itens proibidos e recomendações
- Não leve objetos cortantes/perfurantes na bagagem de mão.
- É proibido na bagagem na mão, frascos que contenham acima de 100 ml (mesmo que eles estejam pela metade). Uma ideia bem bacana é comprar frascos plásticos próprios pra viagem. Geralmente eles são vendidos em kits e são super baratos!
- É importante ter a receita médica dos remédios que for levar.
- Coloque um identificador na sua mala ou compre uma bem diferente para que chame a sua atenção e seja fácil de se identificar na esteira.
- Na hora de escolher uma mala para comprar, opte pela que possuir 4 rodinhas. Embora sejam mais caras, são mais práticas para viajar.
Dica 4: Doleira
Se você for levar dinheiro em espécie, tenha consigo uma doleira. Elas são práticas pois ficam grudadas no corpo e camufladas por nossas roupas. Isso acaba não chamando a atenção de bandidos. Adquiri a minha em uma casa de câmbio e foi muito útil!
Dica 5: Use cadeados
Em viagens para os EUA, o recomendado é o uso de cadeados TSA – cadeados os quais podem ser abertos pelas autoridades americanas através do uso de uma chave mestra. O uso do TSA evita o arrombamento da sua mala, caso eles precisem abri-la.
Obs: Caso você não consiga adquirir um TSA – o que foi o meu caso – vale a utilização de um cadeado comum por questões se segurança.
Dica 6 – Documentos
Organize os documentos a serem levados para a viagem com pelo menos uma semana de antecedência. Essa é a parte mais importante para que sua viagem seja bem-sucedida.
Quando eu vim para os EUA, comprei uma pasta em formato de portfólio e trouxe tudo separado e etiquetado. Três dias antes da viagem, fiz uma lista em formato de “check list” para ter a certeza de que tudo o que precisava estava lá.
Dica 7: Itens aleatórios que considero importante
- Adaptador de tomada (modelo americano)
- Remédios de uso frequente
- Fotos das pessoas que você ama. Assim você pode decorar o seu quarto com saudade, assim como eu fiz.
- Cartas e lembranças para ler de vez em quando.
- Suas roupas, acessórios e sapatos favoritos. Seja bem seletivo! Eu trouxe apenas 4 conjuntos, 2 sapatos, uma mini bolsa, acessórios indispensáveis e uma mochila. Pra mim foi o suficiente para os primeiros dias.
- Leve uma roupa de cama, nunca se sabe né?
- Leve o celular e claro, não se esqueça dos carregadores
- Se você for pro CSF, provavelmente não irá levar notebook, mas caso leve, tenha consigo a nota fiscal do mesmo – caso contrário poderá ser taxado pelo produto ao retornar ao Brasil.
No mais, eu acho que é isso! Peço desculpas se esqueci de algo.
Espero que tenha ajudado vocês.
Um beijo,
Carol.